Objetivo

Objetivo
Registrar o trajeto dos motociclistas Paulinho, Crespo e Guaraci entre o Rio de Janeiro (Brasil) e Ushuaia (Argentina), atravessando o Uruguai e o Chile. O início da viagem está previsto para o dia 07/01/2012 e o retorno entre os dias 04-06/02/2012, percorrendo mais de 12.000km.

Pensamento
Nada é mais forte que o coração e o companherismo de um motociclista, porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento e na àgua da chuva (autor desconhecido).

domingo, 22 de janeiro de 2012

Dia 21 - Ushuaia

Vini, Vidi, Vinci Não sei se o latim está correto, mas é assim que me sinto, já que é uma jornada para quem é "casca grossa" e gosta do esporte de aventuras com "um pouco" de sacrifícios, não confundir com gostar de perigos. Pois tudo foi, como deve ser, planejado e, além do mais, tivemos o apoio dos nossos entes queridos, esposas, filhos e filhas, mães e pais, noras, genros e dos amigos que nos curtem e nos gostam.
Vamos as novidades.
Saímos do hotel Liporaci em Rio Gallegos as 07:45hs e às 08hs estávamos na fronteira e ficamos quase 2 horas na fila preenchendo papeis, onde em num balcão saímos da Argentina e no outro entramos no Chile. Para variar o nosso parceiro que tem um passaporte novo, não vou citar nomes, vai logo apresentando a Carta Verde, que nao é requisitada nas alfandegas. Acho que ele não quer continuar colaborando com a caixinha das viúvas dos policiais argentinos, pois os únicos "pesos" que lhe restam estão no baú. Rodamos +162,2km e chegamos na hora da balsa sair (11:30hs). Logo entramos e mais 2 carros entraram atrás e ela saiu, imediatamente, para cruzar o Estreito de Magalhães em 30 minutos. Além da bicha ser ligeirinha, não pagamos nada. Bem que procuramos saber como fazer o pagamento, sem sucesso. Um marujo disse que iríamos pagar adiante (??). Achei estranho mas tocamos em frente e ninguém nos cobrou nada. Aliáis na Argentina (salvo uma freeway que cobra U$1,00 em horario normal e U$2,00 em horário de maior trànsito) e no Chile motocicletas não pagam pedágio. Tem uma passagem, pela lateral, exclusiva para motos. Após o centro de São Paulo (Brasil) também tem algumas rodovias que motos não pagam pédagio.
Voltando ao tema principal, dai em diante o horror começou. 140km de RIPIO e me desculpem o trocadilho... ARREPIANTE. Antes de entrar nele, ainda no final do asfalto, desviamos para abastecer em Cerro Sombreiro (+10km de ida e volta até a beira do arrepiante), pois como já informei anteriormente, tem uma moto que bebe igual caminhão (não pode ver um posto que ela aderna para lá). Na cidade só tem um posto de gasolina (nafta) com uma bomba e o funcionário fecha para almoço das 12hs até as 13hs. Ficamos esperando, após uma volta pela cidade, que durou, para ver tudo, quase 5 minutos, já que chegamos lá às 12:20hs.
Já passei no ripio em Paso de Águas Negras (outro trajeto ligando o Chile a Argentina) e tirando os precipícios é, não sei como ser possível, muito pior, pois concorremos com muitos carros e caminhões indo e vindo no trajeto, muita poeira, os famosos ventos patagônicos, estrada estreita e muitas pedras soltas e após algumas escorregadas e derrapadas, passamos incólumes.
Mais adiante, ainda no rípio, temos que fazer os trâmites da fronteira, agora do Chile para a Argentina, novamente. Nesse ponto encontramos diversos motociclistas sujos como se estivessem saído de um galinheiro, diga-se de passagem, não estavamos mais bonitos do que eles (roupas, botas e motos). Um grupo estava consertando o motor de arranque de um BMW 1200. Aliais, o local mais parecia uma torre de Babel, diversos idiomas sendo falado. Tive que conversar com uns em um "bom" "portunhes" e com outros em um "bom" "portuinglês". Mas acabamos nos entendendo.
O restante da viagem já foi no asfalto. Chegamos aqui no Ushuaia as 22hs, ainda de dia aqui e ficamos mais de 1 hora procurando vaga nos hotéis (tudo cheio). Como aqui é um local turístico tem muitos hotéis. Acabamos instalados no hotel Mônaco, que havia acabado de liberar uma vaga, bem simpático em uma das ruas principais daqui.
A primeira impressão que se tem ao chegar, ainda na estrada, é que o lugar é muito bonito e se parece com a Suíça ou Noruega, que só conheço por fotos e filmes. O que confirmamos passeando aqui nas imediações do hotel, centro da cidade, hoje pela manhã. Daqui se pode ver as montanhas com gelo. O frio nas ruas mais próximas do porto é brabo, nas ruas internas ameniza um pouco.
Estamos planejando um passeio de barco, amanhã, com a duração de 05:30hs, pelo canal de Beagle, para conhecer os lugares onde vivem os pinguins, leões marinhos, o farol do fim do mundo, etc., e outro passeio, no dia seguinte, para conhecer outros pontos, como o parque nacional onde tem o Trem do Fim do Mundo.
Aqui no Ushuaia existe um Porto que tem um terminal de conteiners, aparentemente, bem movimentado, pela quantidade de caminhões que cruzamos na estrada, inclusive no rípio. Aliais, quem gosta desse troço (ripio), venha logo, pois já está em em andamento a construção de uma estrada asfaltada. Provavelmente, até o final do ano estará sendo utilizada, dando-se assim o fim desse "lindo" passeio.
Foram percorridos, da porta da minha casa, na Barra da Tijuca, até o Ushuaia, exatamente, 6.161km.
As fotos, assim que der, colocarei algumas aqui no blog.
Para os que nos acompanham, virtualmente, aguardem mais novidades sobre nossa estadia aqui e minhas impressões sobre o trajeto de volta, já que meus companheiros se rebelaram para dar suas versões por escrito.

3 comentários:

Licio Pam comentou

Boa Galera o TRIO PATETA, chegou sem mais confusão !!!
Fico FELIZ que vc/s estejam curtindo.... e que foi decretado o fim do RIPIO... ja que minha moto e muito fresquinha e nao agüenta essas pedrinhas!!! HAHAHAHA

Guara, estou fazendo um curso de Foto... e na próxima pode me contratar como fotografo do grupo... assim o pessoal que ficou em "terra" com o controle remoto na mao (Magrao), pode ver um pouquinho dos visuais do FIM DO MUNDO....

Paulao & Crespo, nao deve ser mole aturar o Guara dando Ordens... mas estou achando vc/s mais "calminhos".... o que esta acontecendo....

Abs, Pessoal & parabéns pela façanha, fico aqui com um pouquinho de Inveja BOA dos meus Amigos Aventureiros....

Licio Pam

guaraci comentou

Amigo o ripio não acabou, tem a volta, lembra? São só mais 140km hehehehe Se estás se referindo a nova estrada.... Venha no próximo ano que vais, curti-lá... por enquanto é aquela "desgraceira" mesmo....
Quanto a façanha, amigo, dizem que os fins justificam os meios... sendo bastante "casca grossa" para se chegar até aqui, logo nos "esquecemos" dos "sacrifícios" pois o lugar é muito bonito. É tão bonito que tem mais turistas, em plena 2a feira, do que habitantes da cidade (esta informação eu chutei)... Mas tem até navio grande de passageiros no Porto... É um local turístico.

Anônimo comentou

maravilhoso, ushuaia e o passeio ideal para que gosta de admirar a natureza...vou fazer esse passeio nesse ano, mais de carro.

Postar um comentário